Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Processo utiliza questionário com pacientes com o objetivo de coletar dados para achar a causa
O boletim oficial com os dados atualizados dos casos de toxoplasmose, que comumente é divulgado nas sextas-feiras, não foi publicado na data prevista. A decisão na mudança da data foi tomada pela prefeitura de Santa Maria e pelo governo do Estado em função de uma reunião fechada programada para a próxima segunda-feira com os órgãos de saúde. Os técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apresentarão o relatório da primeira etapa de investigação do surto. Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, a expectativa é que, com o relatório dessas equipes, se tenha uma suspeita do que causou o surto no município.
- O EpiSUS termina essa etapa e faz um relatório dos seus achados enquanto investigação, enquanto estudo de caso de controle. Neste momento, fecha-se uma etapa, com a saída física dos profissionais do EpiSUS, mas eles continuarão em contato virtual com os profissionais da 4ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) e do município, e se mantêm os processos de investigação com a equipe daqui. Com o relatório, a gente vai ter um cenário de tudo o que foi feito. Eles já fizeram um primeiro cruzamento de dados, e pode ser que nos próximos dias a gente tenha um caminho do que causou o surto - explicou Liliane.
Baixa procura por vacina da gripe faz campanha ser prorrogada até dia 22
INVESTIGAÇÃO
Os seis técnicos do Ministério da Saúde estão em Santa Maria desde o dia 26 de abril, trabalhando em conjunto com as equipes do município e do Estado na investigação do surto, por meio do processo chamado Busca Ativa. Durante esse período na cidade, os profissionais visitaram os pacientes que tiveram a doença confirmada e também quem teve o resultado negativo para o Toxoplasma gondii. Foram aplicados 160 questionários para que fosse feito um primeiro cruzamento dos dados.
De acordo com o último boletim, divulgado dia 8 de junho, 1.213 pessoas foram notificadas pelos médicos da rede pública e privada, e desses, 907 são suspeitos e 306 não foram classificados. Entre os casos suspeitos, 510 pessoas foram confirmados, por meio dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), 45 são gestantes. Dos casos confirmados, a maior concentração se dá na Região Oeste: os bairros Tancredo Neves e Pinheiro Machado registram 63 casos cada, e o Bairro Juscelino Kubitscheck, 44.
Novas paradas de ônibus serão instaladas antes da abertura do Hospital Regional
COMISSÃO
No dia 12 de junho, foi criada a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa, que acompanhará e apoiará o trabalho das equipes de saúde na investigação do surto de toxoplasmose na cidade. Os deputados Valdeci Oliveira (PT), Frederico Antunes (PP), Adilson Troca (PSDB), Gerson Burmann (PDT) e Gabriel Souza (PMDB) - que integram a comissão - vão estar em Santa Maria na próxima quinta-feira, dia 21, para acompanhar os trabalhos. A comissão tem 30 dias para apresentar um relatório sobre o tema.